
Aumenta as vendas do teu ecommerce! Recebe já no teu email dicas práticas e os artigos mais populares. Mais de 1000 empreendedores de sucesso já aproveitam. E que tal seres o próximo?
Drop Shipping é uma técnica de gestão logística muito utilizada na Internet e em Ecommerce, que permite que um revendedor, venda os seus produtos normalmente no seu site de comércio electrónico ou na sua página web, delegando a gestão de stock e a gestão do expedição até ao cliente final a uma terceira parte, normalmente um fabricante, distribuidor ou até mesmo um retalhista. Ou seja, Assim que o vendedor recebe uma encomenda, ele próprio faz uma encomenda ao seu fornecedor que será depois entregue directamente ao cliente final. O retalhista normalmente faz o seu negócio ganhando dinheiro na diferença entre o preço que compra ao fornecedor e o preço que vende ao cliente-final. Também é habitual alguns grandes retalhistas na Internet, usarem esta técnica para aumentarem o seu volume de vendas, retirando para isso toda a personalização das suas embalagens e todo o conteúdo promocional da empresa Drop Shipper.
Ou seja, o Drop Shipping é uma técnica onde o vendedor, ao receber uma encomenda, encarrega um terceiro (fabricante, distribuidor ou retalhista) da gestão logística, desde o armazenamento até à entrega direta ao cliente final.
Vantagens do Dropshipping
Como tudo existem vantagens e desvantagens a ter em conta quando decidimos usar esta técnica de gestão para criar o nosso negócio.
- Qualquer pessoa com acesso a um cliente interessado no produto pode ser um vendedor;
- Não obriga a investimento em stock e aluguer de espaço de armazenamento;
- Retira todo o trabalho logístico desde o embalamento até ao envio ao cliente-final;
- Normalmente trabalha-se com o dinheiro do cliente à frente, isto porque enquanto beneficiário do serviço de Drop Shipping, podemos pagar com cartão de crédito ou negociar condições de crédito com o fornecedor;
- Existe uma grande variedade de produtos que podem ser vendidos desta forma, servindo os interesses de quase todos os nichos ou segmentos;
- Não existe limite geográfico, ou seja podemos ter por exemplo uma loja online em Portugal e vender para a Austrália, desde que o nosso fornecedor envie para esse local.
Riscos e desvantagens
Como a responsabilidade da gestão logística está do lado do fornecedor(Drop Shipper), existem obviamente alguns riscos e desvantagens.
- O cliente-final pode cancelar uma encomenda que já pagou ao seu fornecedor. E nesta situação pode não ir a tempo de cancelar a encomenda incorrendo em custos extras com as devoluções e com algum trabalho de serviço de acompanhamento ao cliente;
- O cliente-final pode efectuar uma devolução e aqui uma vez mais, a não ser que o seu Drop Shipper tenha uma política de devoluções em que o vendedor não saia penalizado, ele pode incorrer em custos imprevistos;
- Poderão acontecer atrasos nos envios da encomenda;
- Os produtos podem chegar danificados;
- Pode acontecer de um cliente fazer uma encomenda, e esta não ser processar por causa do seu fornecedor não ter stock;
- Não esquecer que aos olhos do cliente, tudo o que correr mal com a sua encomenda é da responsabilidade do vendedor ou retalhista, ele não faz ideia que a encomenda é enviada pelo Drop Shipper. Neste caso é sempre a imagem de quem vende que está em causa.
O Dropshipping é indicado para mim?
Julgo que temos que dividir a resposta a esta pergunta em dois.
1º Alguém que quer usar esta técnica para gerar um rendimento extra ou criar um pequeno negócio on-line
2º Empresas e marcas que pretendem aumentar o seu volume de negócios sem recorrer a grandes investimentos em equipa de vendas ou investimentos em marketing para aquisição de clientes, ou como mais uma forma complementar de gerar negócio.
Este é um tema que aprofundo um pouco mais num artigo dedicado ao Dropshipping para Marcas, Produtores e Empresas.
Se tiveres alguma dúvida, sugestão ou questão sobre este artigo, por favor deixa o teu comentário.
Se gostastes do artigo ou conheces alguém que poderá beneficiar da sua leitura, por favor partilha-o.
Comments (4)
7 razões para criar um negócio online – Blog Facestoresays:
31/05/2016 at 11:07[…] nem temos obrigatoriamente que ter o produto em stock se, por exemplo, trabalharmos com sistema Drop Shipping. Neste caso, o nosso parceiro Drop Shipper é responsável por stockar e enviar o produto ao […]
Criar loja online - As 7 Principais Razões para Criar uma Loja Onlinesays:
28/10/2016 at 09:21[…] nem temos obrigatoriamente que ter o produto em stock se, por exemplo, trabalharmos com sistema Drop Shipping. Neste caso, o nosso parceiro Drop Shipper é responsável por stockar e enviar o produto ao […]
CCsays:
19/08/2017 at 14:38Oi Rui!
Gostava de saber se como é que se legaliza um negócio de dropshipping perante as finanças. Sabes?
Obrigado,
CC
Orlandosays:
23/08/2017 at 14:08Boa tarde, ao iniciar uma loja online para drop shipping é necessário ter uma empresa criada e registada por motivos de impostos?
No caso de mercado de afiliados também é necessário ter empresa criada?
Gostava de me iniciar no Dropbox shipping mas não tenho a certeza se devo criar logo uma empresa e tenho ideia que para o mercado de afiliados não seria necessário criar empresa pois não estou a vender directamente o produto, simplesmente estou a promover/recomendar o mesmo é ganhar uma comissão. Na mesma penso que depois devo declarar impostos sobre as comissões recebidas mas não tenho certeza sobre isso. Se me puder ajudar agradeço imenso.