www.sparkl.pt
Sparkl é um caso de sucesso Português, muitas vezes intitulado da “Uber da beleza”. Trata-se da primeira plataforma portuguesa online que põe em contacto clientes e profissionais de estética que prestam serviços de manicure, pedicure, depilação, massagens, hairstyling e maquilhagem on demand, em casa, nos hotéis e escritórios. Onde e quando a cliente quiser. Operam à data desta Entrevista em Lisboa, Porto, Braga e Algarve, e contam com cerca de 10 mil clientes pagantes e satisfeitos, com uma taxa de retenção de 75%, servidos pelos 53 profissionais recrutados pela empresa.
Falamos com a Mariana Bettencourt, fundadora da Sparkl.
Falem-nos um pouquinho sobre o que é a Sparkl?
[MB] A semente é plantada em 2011, através do registo da marca Nails@Work e de um business plan em que a ideia era prestar serviços de estética nos escritórios. Mas o ano de 2011 foi o ano em que o Governo cortou salários e subsídios em que a população teve de “apertar o cinto”, por isso o projecto não passou de uma ideia que ficou no papel por não ser nem o ano nem o timing ideal.
Na altura pouco ou nada se falava em serviços ao domicilio, existia uma empresa chamada No Menu que entregava comida em casa mas nada que se comparasse a esta febre de hoje em dia em que tudo tem de estar na ponta do dedo e on demand.
A Sparkl é a primeira plataforma portuguesa que põe em contacto clientes e profissionais de estética que prestam serviços de manicure, pedicure, depilação, massagens, hairstyling e maquilhagem on demand, em casa, nos hotéis e escritórios. Onde e quando a cliente quiser. A nossa missão é por as mulheres portuguesas mais bonitas e felizes… e se elas se sentirem bem com elas próprias irão também fazer todos à sua volta sentir-se melhor.
O que levou ao nascimento da Sparkl?
[MB] A minha passagem pela L’Oréal, acabou por me preparar em termos de resiliência, estofo e de conhecimento do mercado de beleza para repescar este projecto. Constatei que havia uma oportunidade e que este seria o momento certo. Pois cada vez mais as mulheres têm menos tempo para cuidar de si, uma vez que em média gastam 4,5 horas por dia em trabalhos pós-laborais não pagos como cuidar da casa ou da família. Muitas vezes estas mulheres deixam-se ficar para segundo plano. Por outro lado existe uma tendência crescente de on demand at home services. A UBER veio ajudar a mudar este paradigma. Tornou-se um luxo e uma commodity poupar tempo, e em vez de nos deslocarmos até um local… o que procurávamos nesse local deslocar-se até nós.
No caso especifico da beleza há também uma insatisfação por parte das profissionais que sentem que têm horários muito exigentes e na maioria das vezes ultrapassam os limites legais, assim como a margem que sobra para elas é muito reduzida tendo em conta o volume de trabalho que têm. Estas profissionais vêm nos serviços ao domicilio uma oportunidade de gerir os seus próprios horários e ganhar uma maior comissão. Nós aproveitámos tudo isto e montámos uma plataforma que põe em contacto estas clientes que não têm tempo com estas profissionais que querem ganhar mais e estão disponíveis para tentar um modelo de negócio diferente de um salão tradicional.
Mas o inicio deste projecto também se deveu a uma coincidência mágica… a minha melhor amiga de infância e actual co-fundadora da Sparkl decidiu que era tempo para criar um projecto dela e largar o seu emprego de 11 anos. O timing foi perfeito, largámos os nossos empregos em busca de ar fresco e passados 2 anos aqui estamos. Sem a Filipa seria impossível porque ambas nos complementamos em tudo, quer na experiência profissional e de background que temos, quer nas personalidades… funcionamos como uma balança que se equilibra. Também a Filipa passou por uma das maiores empresas de beleza do Mundo: Beiersdorf.
Onde é que vocês querem chegar?
[MB] Queremos conquistar o Mundo.
Quais foram os principais desafios que tiveram até agora?
[MB] Tudo, porque fomos as primeiras em Portugal, porque criámos tudo de um papel em branco. Porque estávamos e ainda estamos a mudar um hábito nas consumidoras e nas profissionais prestadoras de serviços. Eu e a Filipa nos primeiros 8 meses, literalmente guiámos profissionais até casa das clientes, esterilizamos materiais, fizemos a função de call center e de customer experience. Basicamente passámos por todas as funções para aprender. Havia dias em que nos apetecia chorar e desistir porque os sacrifícios foram imensos.
Quais foram as principais aprendizagens?
[MB] Aprendemos que com resiliência e a equipa certa há sempre uma solução 🙂
Qual o papel do Marketing Digital no negócio?
[MB] Toda a nossa estratégia de crescimento assenta em comunicação ( PR ) e marketing Digital e de influência. Por isso diria que o Marketing Digital desempenha o papel principal no posicionamento, engagement e crescimento da Sparkl até hoje.
Quais as ferramentas que mais usam para gerar resultados?
[MB] Estudamos muito bem os números, os dados das influencers que mais afinidade têm com o nosso público e fazemos parcerias com as mesmas para darem a conhecer a Sparkl. Mas também investimos non-stop em google ads e facebook ads. Para a estratégia de crescimento da Sparkl é indispensável estar sempre a analisar resultados e dados… é uma obsessão 🙂 O Marketing de conteúdo também é indispensável.
Quais as principais funções que vocês procuram recrutar para a empresa crescer?
[MB] Directora de Operações, um Data Scientist com alguns Skills de Marketing e de resto, potencialmente a longo prazo uma equipa de desenvolvimento tecnológico.
Quais os ingredientes para o vosso sucesso?
[MB] A equipa, o background e skills, a resiliência e a ideia no timing certo.
Qual a vossa inspiração e porquê?
[MB] Estamos sempre atentos ao que a Glamsquad e a Blow fazem… são os maiores do mundo e por isso é bom estar atento e aprender com os erros e sucessos deles.
Sabendo o que sabes hoje, que conselho darias a ti própria antes de começar esta jornada online?
[MB] Sobre negócios online não sei bem que conselho daria a mim própria, porque é tudo assente em dados e muito palpável… também porque o meu background é de Marketing Digital, já na L’Oréal a minha função era a de Directora de Marketing Digital e a função era bastante complexa e completa. Mas posso arriscar dizer que há muito ainda para evoluir principalmente em Portugal.Às vezes fico bastante chocada quando peço uma proposta para uma parceria com alguma influencer a uma agência de management e o que me chega é apenas um orçamento exorbitante sem base em números e dados palpáveis. Fora isto considero que o Online Marketing está em constante mudança e evolução e ainda vai dar muitas cartas… por isso precisamos sempre estar atentos e informados.
Conclusão:
A Sparkl continua a liderar a revolução na beleza on-demand em Portugal, trazendo inovação e conveniência aos seus clientes. Com uma visão global e uma equipa dedicada, a Sparkl está pronta para conquistar novos horizontes e redefinir os padrões do setor.
Para saberem mais sobre a Sparkl acedam aqui:
Sparkl – Faça manicure, pedicure, maquilhagem e cabeleireiro em casa
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.