Assim que decidimos lançar a nossa loja online, o processo de lançamento e a indecisão de sobre qual a melhor plataforma ou melhor fornecedor de serviços, pode ser um processo complexo e confuso que nos poderá desmotivar relativamente ao lançamento do nosso projeto.
Por esse motivo decidi criar este artigo. Aqui vou abordar algumas das mais populares plataformas e soluções de e-commerce no mercado.
Quando as pessoas vêm ter comigo para se aconselharem sobre qual a melhor plataforma para criar uma loja virtual, nem sempre tenho uma resposta na ponta da língua, porque a resposta varia consoante as necessidades de cada um.
Se és uma empresa que pretende criar uma plataforma on-line ou um particular que decide fazer um negócio extra, por exemplo com Dropshipping, vendendo produtos artesanais que produzes nos tempos livres, existe uma solução para ti.
Nas soluções que apresento de seguida, as principais diferenças residem no tempo de instalação, no envolvimento técnico necessário e no investimento ou não, em profissionais especializados na área do desenvolvimento de lojas online. Verifica qual destas 3 opções te agrada mais.
1. Desenvolvimento de Website à medida.
Neste caso a ideia é contactar uma empresa que seja especialista no desenvolvimento de websites de e-commerce, que irá desenvolver a loja de acordo com as necessidades e especificidades que o teu negócio tem. Partindo do princípio que a solução tecnológica é desenvolvida pela própria empresa, esta solução será muito mais flexível e conseguirá evoluir de acordo com o negócio, sendo possível desenvolver funcionalidades à medida. A grande desvantagem são os custos de implementação e de desenvolvimento futuro. Além disso se um dia decidires mudar de fornecedor, poderá não ser uma tarefa fácil ou barata. Se escolheres esta opção, procura garantir que tens os direitos do software de e-commerce. Assim, se um dia quiseres mudar de servidor ou de fornecedor, não terás de pagar um aluguer de licença à empresa que te desenvolveu o site originalmente.
2. Plataformas Self Hosted
Existem vários tipos de soluções, normalmente Open Source, e a grande vantagem é que podemos instalar aquela que mais gostarmos num servidor próprio, podendo fazer configurações e ajustes à medida do nosso negócio. Requer algum conhecimento técnico ou então a contratação de um profissional que instale a solução no teu servidor. Neste caso, não teremos grandes custos de instalação, mas podemos ter de contratar um programador e/ou um designer, no caso de querermos fazer alterações à plataforma ou ao design do site, apesar de, normalmente, este tipo de soluções já ter alguma oferta de templates que em regra geral estão bem desenhados.
À partida, é uma solução mais económica, mas para termos alguma flexibilidade, podemos ter de recorrer à compra de plugins ou contratação de profissionais para ajustar às nossas necessidades.
Uma das minhas soluções preferidas é o OpenCart. É uma solução com um interface muito clean, muito leve e com um pacote de opções muito interessante. Outras opções válidas, são por exemplo:
- Magento (Poderoso mas complexo e um pouco pesado)
- Ultra Cart
- X-Cart
- PrestaShop
- WooCommerce (Plugin de E-commerce para WordPress, que funciona muito bem)
3. Plataformas Fully Hosted
A grande diferença entre esta opção e a anterior (Self Hosted Cart), tem a ver com a implementação da tua loja online e com o sítio onde está alojada. Ou seja, se és uma pessoa que não queres lidar com questões técnicas, ou não estás disposto a investir numa empresa/designer/programador para te instalar uma loja no servidor, então, esta é a solução para ti.
Se optares por esta solução, a tua loja estará pronta a lançar em pouco tempo. Apenas tens de te preocupar em colocar os conteúdos e produtos no site. Além disso, não é gratuito mas é muito económico. Desde 15€ por mês, consegues ter o alojamento e a plataforma e-commerce a funcionar plenamente.
O tempo é um bem limitado e, hoje em dia é o bem mais precioso que temos. Esta é a minha solução favorita e para mim a melhor plataforma para criar uma loja online, por causa da velocidade com que a podemos criar.
Nesta categoria, o Shopify (aff link) é a minha plataforma de eleição. Usando esta plataforma conseguirão, em apenas algumas horas, ter a vossa loja online a funcionar. Deixo-vos ainda algumas plataformas Fully Hosted, que também são poderosas:
Não podemos deixar de ter em atenção algumas plataformas portuguesas que já estão muito bem desenvolvidas e que têm uma vantagem em relação às anteriores. Têm suporte por email e telefone em português e, como é óbvio, ao contratá-las estamos a apostar no futuro nacional. É o caso da Shopkit
Resumindo, a minha plataforma de eleição e favorita é o Shopify(aff link) e tem atualmente uma promoção de durante 3 meses apenas pagar 1€.
Espero que este artigo tenha sido esclarecedor. Se tiveres alguma dúvida ou sugestão, por favor deixa o teu comentário na caixa em baixo.
Se gostaste do artigo e/ou conheces alguém que possa estar interessado no mesmo, não te esqueças de partilhar. Para mais artigos e actualizações do site, subscreve a minha newsletter.
Comments (8)
André Eirinhassays:
14/03/2016 at 19:28Muito útil! Os seus artigos estão muito bem estruturados. Temos mais de 10 mil sites. Imagine a quantidade de plataformas diferentes. E não conheço a maior parte. Lendo o seu artigo ajuda-me a perceber porque razão certos clientes parecem estar mais satisfeitos que outros com a sua loja online. Vai ajudar-me no meu trabalho e talvez indicar que plataformas os clientes devem usar.
Rui Cunhasays:
14/03/2016 at 20:21Obrigado André! A ideia é essa, ajudar os meus leitores. Se precisares de mais alguma ajuda ou feedback dispõe.
Romeu Cristóvãosays:
17/03/2016 at 18:24Concordo com o artigo e partilho da mesma opinião. Cumprimentos
LisbonAdvicesays:
21/10/2016 at 08:26Obrigado pelo seu artigo. Estou a testar a Shopkit (essencialmente pelo factor preço) mas não estou 100% satisfeito com o suporte. A rapariga responde rápido mas nunca responde a todas as perguntas e quando responde habitualmente não ajuda muito. A Shopify não terá suporte mas pelo menos tem muito mais utilizadores em forums, etc.. Estou a inclinar-me para o Shopify mas em termos de IVA e leis portuguesas o Shopify é adaptável? Tem que ser adaptado?
Obrigado e parabéns pelo artigo.
Rui Cunhasays:
22/10/2016 at 18:33Olá LisbonAdvice!
O Iva e as leis portuguesas nada têm a ver com a plataforma que escolhes para o teu e-commerce. O Shopify do que eu conheço é uma das plataformas mais rápidas para lançarmos o nosso negócio on-line e tem um suporte muito completo, bem como uma comunidade grande tal como comentas. Agora se estás à procura de uma solução de facturação integrada com a loja on-line isso já é outro assunto. Existe por um exemplo um plugin de facturação para o Shopify da Invoicexpress. https://invoicexpress.com/blog/vender-online-facturar-shopify.
Espero ter ajudado.
DIogosays:
18/01/2017 at 16:52Obrigado Rui! Muito esclarecedor, valiosas dicas.
Fábiosays:
27/02/2017 at 17:30Excelente artigo, mas gostaria de saber quais são os melhores métodos de pagamento que podemos disponibilizar aos nossos cliente.
Obrigado
Continuação de um bom trabalho
Joaosays:
12/04/2017 at 10:36Bom dia estou em fase de decisão sobre onde registar o meu domínio no âmbito da ww.3em1.pt, mas também quero criar uma loja online para vender os meus produtos….alguma opinião sobre qual a melhor oferta…de entre tantas